O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv) e da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), lançou, no dia 30 de setembro, dois editais de apoio: um à produção independente de obras cinematográficas de longa-metragem de baixo orçamento (Longa BO 2014-2015) e outro à produção independente de documentários, também de longa-metragem (Longa Doc 2014-2015).
Os editais visam ao apoio à inovação da linguagem, à formação de novos cineastas, à regionalização da produção e ao fortalecimento do documentário brasileiro. Os concursos fazem parte do programa Brasil de Todas as Telas, com aporte do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Os dois editais fazem parte de política pública que tem demonstrado resultados efetivos no fortalecimento da produção regional da última década, como no estado de Pernambuco, por exemplo.
Um dos princípios da SAv é a regionalização da produção e a inclusão social. Assim, a secretaria investe no incremento das cadeias produtivas do audiovisual em regiões menos favorecidas, promovendo o protagonismo e o acesso aos bens culturais.
Desde 2000, a SAv já realizou 10 seleções públicas de apoio à produção de filmes de baixo orçamento, contemplando 77 filmes de longa-metragem dessa linha, com um aporte de recursos de mais de R$ 56 milhões. E em Longa DOC, já foram realizadas as seleções públicas de 2004, 2010 e 2013, com 17 documentários de longa-metragem contemplados com R$ 4,4 milhões.
Os editais podem ser conferidos neste link .