Notícias
retornar
10 Dec 2014

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro abre inscrições para sua quarta edição

08h32

A Petrobras lançou a quarta edição do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que integra o programa Petrobras Esporte & Cidadania. A iniciativa oferecerá mais de R$ 2 milhões à produção de documentários. Os contemplados contribuirão para formar uma memória audiovisual da história do Brasil nas Olimpíadas.

A seleção pública é aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil inscrita na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e vai contemplar nove documentários, de 26 minutos, com R$ 230 mil cada um. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.memoriadoesporte.org.br até 6 de fevereiro de 2015.

Os interessados em concorrer aos recursos passarão por duas etapas de seleção. Na primeira, serão analisadas as propostas conforme a relevância e a aderência ao edital. Na segunda fase, os classificados disputarão entre si em um pitching (defesa oral), feito para uma banca de profissionais que definirá os nove finalistas.

Desde a primeira edição, em 2011, já foram realizados 31 filmes – 29 curtas (26 minutos) e dois médias (52 minutos), dirigidos por nomes como Cacá Diegues, Silvio Tendler, Laís Bodansky, entre outros. O projeto, cuja continuidade está assegurada até a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, pretende chegar à edição brasileira dos Jogos Olímpicos com mais de 50 títulos.

Realização:
  • Ministério da Cultura
  • Cinema em Transe
Parceiro:
  • Revista de Cinema